FAMÍLIAS



O Circuito Sábia é composto por três famílias, onde formam um roteiro de contemplação do conhecimento local.
Na propriedade de Zilmar Bózio, existe um jardim feito com pneus velhos no qual não pode degradar o meio ambiente, muitas árvores ao seu redor reduzindo a entrada do sol e criando um ambiente mais agradável para seus visitantes podendo descansar e ter uma boa roda de conversa tomando, por exemplo, aquele chimarrão. O proprietário do lugar é uma pessoa muito simples e retirada à vida do seu cotidiano relatando todos os seus afazeres na área rural desde a ordenha até capinar, com isso, o visitante vai aprendendo um pouco mais sobre os afazeres e contribuindo “colocando a mão na massa”.
Nesta propriedade as atividades são bastante diversificadas, por exemplo, o produtor rural serve aos visitantes um delicioso café da manhã e produtos fresquinhos tirados do meio rural, como o suco de acerolas. Após isso é feito um passeio de trator envolvendo toda a comunidade passando por outras propriedades e pela gruta que tem uma linda queda d’água, este lugar é muito convidativo com muitas espécies de vegetais e uma imensa mata que cria um clima adorável para o descanso. Após o retorno para a propriedade visitada anteriormente é feito um passeio no seu interior passando no pomar de frutas, onde eles tem o privilégio de tirá-las, existe uma criação de pequenos animais (galinhas, coelhos, porcos da índia etc.), a roda d’água é importante para a vida na comunidade local, usado em sua maioria das vezes como fonte de energia.
Os visitantes têm o privilégio de conhecer o artesanato com sementes, com uma aula interativa onde envolvem os visitantes, e além de ser uma fonte de renda os produtos estão sendo feitos de maneira manual, estes são vendidos como peças decorativas. É um lugar bem arejado e organizado, os seus produtos são organizados em prateleira.

Na estrada rural existe uma imensa área preservada de mata ciliar que leva a uma trilha ecológica, todas as suas características do ambiente são respeitadas e preservadas pois aproxima homem e meio ambiente. Neste lugar, há uma cachoeira onde se pode deliciar com um banho de uma piscina natural e uma área para descanso, no qual todos podem conhecer um pouco sobre a história da comunidade.
Depois de visitar esta propriedade o turista ira visitar a família de Vicente Grassi, que tem um mini museu com produtos antigos onde foram usados pelos seus antepassados e com isso o proprietário explica neste momento o desenrolar de sua historia familiar. Existem muitos utensílios que foram usados há muitos anos e por incrível que pareça alguns está bem conservados e utilizados, outra atividade existe é a produção artesanal para a venda no local, a degustação é livre.
A família de Alfeu Grassi é uma família tradicionalmente Italiana que faz almoço no porão, além de cultivar uvas faz um delicioso vinho artesanal e comercializa massas caseiras, compotas e geleias que podem ser compradas no local. Após o almoço seus visitantes podem descansar em redes a sombra do arvoredo ouvindo uma boa musica, podem fazer um passeio em uma pequena trilha chegando ate um rio para descansar e tomar um bom banho.
Na volta para a casa da família seus visitantes podem ir ao parreiral se deliciar com as uvas fresquinhas orgânicas (sem uso de veneno), e andar pelo sitio a procura de harmonia com natureza.