HISTÓRIA



Em dezembro de 2004 técnicos da Itaipu, Emater, Unioeste, representantes/ das prefeituras de Céu Azul e Matelândia, do Conselho dos Municípios lindeiros fizeram uma excursão técnica a comunidade do Rio Sábia e em algumas propriedades. Naquela ocasião não falaram o seu propósito, que era de desenvolver o Turismo Rural que servia como projeto piloto na implantação do programa Cultivando Água Boa, onde era integrada com o comitê representado as comunidades do Rio Sabia e Rio Xaxim.
Para conhecer e dar apóio ao processo de implementação do turismo rural no município de Matelândia uma equipe da Itaipu Binacional esteve visitando estas propriedades, onde recebeu a visita do coordenador do nacional da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar, Ednei Bueno do Nascimento, que representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Universidade Federal do Paraná, acompanhado do técnico Roberto Lolis, da Itaipu.
Complementando essa agenda de visitas e suporte ao desenvolvimento da atividade turística no município no dia 14 de junho de 2005, o prefeito da cidade de Matelândia recepcionou o representante do Ministério do Turismo para os assuntos sobre o Turismo Rural, Enzo Arns, além de outros representantes como o coordenador da Emater do Paraná, foi realizada uma reunião para tratar do projeto “Turismo Rural na Agricultura Familiar”.
Após alguns dias, a prefeitura fez uma excursão para o interior para poder identificar as suas potencialidades. Neste mesmo dia houve a implantação do projeto desenvolvido pela Itaipu, que foi passado aos agricultores a criação de comitê sobre o turismo daquela localidade.